Ultraje a Rigor

Galeria de Fotos

Video(s)

Formado na cidade de São Paulo em 1980, o Ultraje a Rigor começou como uma banda de covers antes de tornar-se um fenômeno nacional. Com mais de trinta anos de estrada e mais de um milhão de discos vendidos, o grupo atualmente formado por Roger Moreira, Marco Aurélio “Bacalhau” Mendes, Rinaldo “Mingau” Oliveira Amaral e Marcos Kleine segue firme após uma jornada cheia de altos e baixos.

Ganharam notoriedade com o sucesso dos primeiros compactos “Inútil/Mim Quer Tocar” (1983) e “Eu Me Amo/Rebelde Sem Causa” (1984), que venderam respectivamente, 30 e 45 mil cópias. Porém, foi com o lançamento do álbum “Nós vamos invadir sua praia” (1985) que se consagraram como uma das bandas mais respeitadas do país. O disco, que emplacou sucessos memoráveis como “Ciúme” e “Marylou”, vendeu mais de 500 mil cópias em solo brasileiro e tornou-se referência para a história do rock nacional – seja por ter sido o primeiro LP do segmento a conseguir discos de ouro e platina, ou pela inclusão em listas como “Melhores Álbuns de Rock Nacional” da MTV (primeiro colocado) e “100 melhores discos da música brasileira” da Rolling Stone (vigésimo sétimo colocado).

Mantiveram a relevância com a boa vendagem do segundo disco “Sexo!!” (1987), que contou com músicas como “Eu Gosto de Mulher” e “Pelado”. O lançamento de “Sexo!!” foi acompanhado de um show surpresa em um shopping na Avenida Paulista, sendo esse, mais um dos vários episódios históricos na carreira do grupo.

O álbum “Crescendo” (1989) marca o contraste entre o amadurecimento musical do Ultraje com o desgaste dos integrantes após longas turnês e uma rotina pra lá de rock’n’roll por conta dos 4 anos de sucesso ininterrupto.

Embora “Crescendo” tenha chamado menos a atenção da crítica e do público em geral, ainda assim garantiu mais um disco de Ouro para a banda e é lembrado até hoje por faixas polêmicas como “Filha da Puta”, “O Chiclete” e “Volta Comigo”.

Depois da turnê que deu suporte ao disco “Por que Ultraje a Rigor?” (1990), o grupo passou por um período conturbado devido a dificuldades de relacionamento com a gravadora Warner Music e
mudanças na formação da banda. Reergueram-se em 1999, quando assinaram com a Deckdisc/Abril Music e obtiveram sucesso com a coletânea de sucessos “18 anos sem tirar!!”.

Em 2001, apresentaram-se no Rock in Rio em conjunto com o Ira!, o show foi lançado dez anos depois em CD e DVD. O álbum que foi lançado sob o título “Ira! e Ultraje a Rigor – Ao Vivo Rock in Rio” foi indicado ao Grammy Latino em 2012 na categoria de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. Ainda em 2012, uniram-se ao Raimundos na gravação do disco “O Embate do Século: Ultraje a Rigor vs. Raimundos”.

O Ultraje a Rigor voltou a ter maior destaque na mídia em 2011, quando entrou como banda fixa no elenco do talk show Agora é Tarde, apresentado por Danilo Gentili na Rede Bandeirantes. Em 2013, migraram para o SBT junto com Danilo – agora com o late-night talk show The Noite, no qual continuam no ar como banda fixa até hoje.

Embora tenha enfrentado algumas dificuldades ao longo das últimas décadas, o grupo nunca deixou de ser relevante. A paixão pelo trabalho fez com que o Ultraje a Rigor sempre mantivesse a dualidade musical e a energia nos palcos intacta, fazendo com que a banda icônica conquistasse cada vez mais fãs a cada novo projeto. E é assim, depois de tantos anos, que eles seguem dando
continuidade ao legado que constroem desde os anos 80.